Curta Metragem "Dúdú e o Lápis Cor da Pele"


 


Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de "lápis cor da pele" para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos. Sua mãe, Marta, logo percebe e resolve ir até a escola da criança tomar satisfações sobre o ocorrido. A professora justifica-se dizendo que falou de forma automática, sem pensar. No meio da discussão, Dudu foge, levando consigo seu "lápis cor da pele". Sua mãe e sua professora passam a procurá-lo desesperadamente. Passa por diversos lugares da cidade até encontrar Madalena, uma antropóloga e curadora de arte. Madalena e Dudu criam uma empatia imediata e mútua e ela, através do seu conhecimento, mostra ao garoto o quanto a raça e a cultura negra são importantes. Madalena conta a Dudu que seu nome (Dúdú) em lorubá significa negro. Dudu identifica-se com as coisas que Madalena diz a ele e desenvolve um sentimento de orgulho por sua raça. Ele resolve que a partir daquele dia não quer que o chamem por seu nome - Eduardo - e sim por Dúdú.

FICHA TÉCNICA: Produção: Cinema na Veia Produções - Take a Take Films Diretor: Miguel Rodrigues Roteirista: Cleber Marques Produtor Executivo: Leandra Aiedo da Silva Diretor de Produção: Miguel Rodrigues Diretor de Fotografia: Marcelo Coutinho Câmera: William di Farias Editor de Som: Miguel Matarazzo Diretor de Arte: Carolina Gomes Figurinista: Leandra Aiedo da Silva Editor de Imagem: Miguel Rodrigues Cenógrafo: Carolina Gomes Música de: Armando Ferrante - Nome Artístico: Armandinho Ferrante ATORES CLAUDIANE CARVALHO: Sônia NELLY TRINDADE: Madalena LUCIO CORREIA: Dúdú NARUNA COSTA: Marta

NOSSA ATIVIDADE

Sinopse: Dudu é um menino inteligente, curioso e negro! Quando sua professora Sônia aconselha que ele utilize um "lápis cor da pele" para pintar o seu desenho, isso provoca nele uma crise de identidade, levando-o a sair em busca de respostas para as suas dúvidas. (Duração: 19 minutos)


01) Justifique o título do curta:

02) Por que a expressão "lápis cor da pele" provocou em Dudu uma crise de identidade?

03) O que você achou da atitude da professora Sônia? Você achou que ela foi racista? Por quê? 

04) O argumento da professora para se defender da acusação da mãe do menino foi convincente? Justifique sua resposta: 

05) Você considerou a atitude da mãe do menino correta? E a do diretor da escola? Por quê?

06) Posicione-se sobre essa fala da mãe do Dudu: "Mal entendido há mais de 500 anos", justificando sua posição:

07) Por que o protagonista fugiu da escola? O que isso pode revelar?

08) O que a aconteceu com o pai do Dudu? No que isso pode, de certa forma, afetar a postura da mãe do menino? 

09) Comente a frase, de acordo com o contexto em que ela foi empregada: "Existem muitas formas de se puxar o gatilho": 

10) O pai da professora Sônia era racista? Justifique sua resposta: 

11) Por que Sônia terminou o relacionamento com Gustavo? O que ela sente ao reencontrá-lo? Por que esses detalhes foram acrescentados à história do curta? 

12) Quem conseguiu ajudar o menino a se encontrar? De que maneira isso ocorreu?

13) Como você responderia à pergunta "Qual é a cor certa?"? Comente:

14) Qual a intenção da antropóloga ao citar nomes como Pelé, Dona Ivone Lara, Zumbi e Cartola para o Dudu? 

15) Por que o menino decidiu ser chamado apenas de "Dúdú" e não mais de Eduardo? O que isso revela? 

16) O que o desenho do menino no final do curta significou? 

17) Que mensagem o curta transmite?

18) De que parte do curta você mais gostou? Por quê? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário