O que é Poesia?


Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico".

Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

A poesia é dividida em versos que, agrupados, são chamados estrofes. As origens literárias da poesia apontam que ela nasceu para ser cantada, por isso a preocupação com a estética, a métrica e a rima.

A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais. A voz que se manifesta na poesia, ou seja, o sujeito poético e fictício criado pelo escritor é chamado de eu lírico.

Ela está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de poesias em hieróglifos no Egito 25 séculos antes de Cristo. Na poesia moderna, uma das mais importantes ferramentas é a metáfora, uma figura de linguagem.

Entre os vários tipos de formas poéticas, temos:

  • Dístico (poema de dois versos)
  • Décima (poema de dez versos)
  • Soneto (poema de 14 versos)
  • Ode (poema de exaltação)

Principais Tipos de Poesia

A poesia pode ser dividida em três gêneros principais:

  • Poesia Lírica: pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita.
  • Poesia Épica: é marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importantes para o poeta.
  • Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.

Há também gêneros menos usados, como, por exemplo, a poesia pastoral.

Poesia Lírica

Entre os gêneros da poesia, o mais aplicado está o lírico. A subjetividade é a característica principal deste gênero poético.

Nele, o poeta oferece por meio do pensamento a sua visão social, de mundo, sua realidade e expressa os sentimentos com atenção à estética, técnica e métrica.

A maioria dos textos líricos está escrito em verso. Além da subjetividade, as características do gênero lírico são: estética apurada, linguagem elaborada atenção à forma. Ou seja, disciplina estrutural.

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes.

Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos. Pode apresentar pausas, acertos de rima. O verso é classificado segundo o número de sílabas que contêm.

O verso comporta a rima em um conjunto silábico, sendo chamado verso maior quando por nove sílabas e maior, se a quantidade superar este número. Se não houver obediência a este recurso, o verso é denominado livre.

Exemplo de Poesia

Segue abaixo um exemplo de poesia lírica, o "Soneto de Contrição" de Vinícius de Moraes, poeta e músico brasileiro. Observe que a palavra "contrição" significa arrependimento, remorso e sentimento de culpa.

Lembre-se que o soneto é uma forma fixa formada por dois quartetos (duas estrofes de quatro versos cada) e dois tercetos (duas estrofes de três versos cada):

Soneto de Contrição

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto.

Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.

Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma…

E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário