A CULTURA GRECO-ROMANA - RESUMO



 Cultura greco-romana: origem, características, influência A cultura greco-romana ou antiguidade greco-romana refere-se à mistura de conhecimentos, idéias, tradições e costumes que foram formados a partir da fusão dos povos grego e romano. Não era simplesmente uma cópia simples dos modelos grego e helenístico. Artistas, filósofos e escritores romanos os adaptaram para seus propósitos particulares, criando seu próprio estilo.

Entre outras áreas culturais, os romanos adotaram grande parte de sua filosofia. O estoicismo, a filosofia do mestre grego Zenão, foi especialmente influente. Encorajava virtude, dever, moderação e resistência.

Da mesma forma, os romanos encontraram inspiração nas obras literárias dos gregos. Seus escritores usaram temas e idéias romanas, enquanto seguiam formas e modelos gregos. A cultura greco-romana foi o ponto de partida da tradição cultural ocidental. Se não fosse por essa fusão dos ideais romanos e do desenvolvimento grego, o mundo ocidental como é conhecido hoje não existiria.

Conceito de cidadania: Na cidade de Atenas, a condição de participar da política era ter 20 anos e nascer em Atenas. Além disso, em Roma, era imperativo que todos os cidadãos fossem inscritos nas listas do censo. Com o tempo, a cidadania deixou de estar estritamente ligada ao nascimento. Os romanos vieram conceder cidadania a estrangeiros que haviam servido a Roma.

A filosofia grega foi o fundamento de toda especulação subsequente da filosofia ocidental. Todas as hipóteses levantadas pelos gregos antigos deram vida a várias teorias da ciência moderna. 

Linguagem: A língua dos romanos, o latim, continuou sendo a língua para transmitir conhecimento no Ocidente até muito depois da queda de Roma. E era a língua oficial da Igreja Católica Romana no século XX.

Além disso, o latim foi adotado por diferentes povos e desenvolvido em francês, espanhol, português, italiano e romeno. Essas línguas são chamadas de línguas românicas devido à sua herança romana comum.

Características

Religião: Na cultura greco-romana, eles acreditavam na existência de muitos deuses. A intervenção desses deuses na vida cotidiana dos humanos era constante. Isso causou amizades ou inimizade entre eles e os mortais.

Diversão: Na época, essa cultura desenvolveu formas de entretenimento de massa como um meio de manter seus cidadãos ocupados. Eles tinham instalações onde lutas, eventos esportivos e peças de teatro eram realizadas.

Artes: A cultura greco-romana desenvolveu um conceito de beleza equilibrada e harmoniosa. Todas as suas obras buscavam proporção e perfeição. Essa característica foi apreciada, principalmente, em escultura e arquitetura.

Ciências: Eles eram muito avançados no ramo científico. A visão que eles tinham desta área era metódica e sistemática. Como resultado da influência grega, eles pararam de aplicar o mito e começaram a explicar a realidade usando a razão.

O legado da cultura greco-romana é a base sobre a qual a estrutura da cultura ocidental foi construída. Sua rede tornou possível os projetos de construção e desenvolvimento de muitas nações do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário