O HUMANISMO E RENASCIMENTO E O NOVO MUNDO - RESUMO


No final da Idade Média a estrutura feudal, desgastada, começou a dar lugar a uma nova ordem social, econômica, política e cultural. Todas essas transformações trouxeram mudanças no modo de pensar de muitas pessoas, principalmente as mais ricas que residiam nas grandes cidades. Nesse contexto desenvolveram-se movimentos de caráter intelectual, científico e artístico, veremos três deles a seguir.

HUMANISMO RENASCENTISTA

O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI.  O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.

Na literatura, o humanismo representa uma fase de transição entre o trovadorismo e o classicismo, ou ainda, a segunda época medieval.

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico que teve início no século XV na Península Itálica e que aos poucos, foi se espalhando pelo continente europeu. Esta nova visão de mundo surge quando o sistema feudal começa a se esgotar. A terra passa a perder valor e o comércio será a atividade mais lucrativa.

Com o crescimento comercial surge uma nova classe social, a burguesia e o renascimento reflete essas mudanças. Ao mesmo tempo, com a revalorização dos textos da Antiguidade Clássica, a ciência ganha um novo impulso. As pesquisas de cientistas como Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, etc., vieram confrontar diversos dogmas da Igreja Católica, que aos poucos, foi perdendo influência, sobretudo com a reforma protestante. Podemo perceber que o Renascimento é um período importante de transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, as quais influenciaram a mentalidade da época. Resumo: Filosofia Humanista

Repetindo – O humanismo foi um movimento intelectual que se manifestou nas artes e na filosofia. Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, afastando-se do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média. Trata-se, portanto, do rompimento de paradigmas, buscando assim, uma nova forma de enxergar o mundo, a partir de diversos questionamentos realizados pelos filósofos da época. Com a evolução do cientificismo, bem como da corrente empirista, a verdade passou a emanar não somente de Deus, mas também dos seres humanos, que pensam e refletem sobre sua condição no mundo.

Na área da educação, a expansão de diversas escolas e universidades foram essenciais para a difusão do humanismo renascentista. Foram incluídas disciplinas como a filosofia, língua grega, poesia, e assim, se produz a expansão do humanismo pela Europa.

 A invenção da Imprensa no século XV pelo alemão Johannes Gutemberg, foi fundamental para divulgar o conhecimento, facilitando o acesso a diversas obras humanistas.

 QUESTÕES para você responder no caderno:

 1 – O que foi Humanismo  Renascentista ou Renascimento?

2 – Qual o ganho trouxe o Renascimento para o mundo da época?

3 – Descreva as áreas  que tiveram impactos com o Renascimento.

 INDIVIDUALISMO

 O individualismo foi uma das principais características do humanismo renascentista, uma vez que trouxe à tona questões relacionadas com a individualidade do ser humano, bem como de suas emoções. Dessa forma, o ser humano é colocado no centro do mundo e a partir daí, é destacada sua importância como agente de mudanças, dotado, portanto, de inteligência.

Nesse ínterim, e rechaçando os valores medievais calcados na religião, o homem humanista é individualista e está pronto para fazer suas escolhas no mundo (livre-arbítrio). Torna-se assim, um ser humano crítico.

Principais filósofos e intelectuais humanistas – Francesco Petrarca, Giovanni Boccaccio. Erasmo de Roterdã, Michel de Montaigne, Giovanni Pico della Mirandola, Marsílio Ficino, Gasparino Barzizza, Francesco Barbaro, Jorge de Trebizonda, Guarino de Verona

CARACTERÍSTICAS DO HUMANISMO – Antropocentrismo, Cientificismo, acionalismo, Empirismo

RETORNO À ANTIGUIDADE CLÁSSICA – Valorização do ser humano

RENASCIMENTO CIENTÍFICO

 Humanismo e o renascimento também influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado Renascimento Científico. Este movimento surgiu para questionar as conclusões prontas, desenvolvidas por sábios da Antiguidade e absorvidas por teólogos cristãos. Os novos cientistas, valorizando a razão, apresentavam uma atitude crítica que os fazia observar os fenômenos naturais, realizar experiências, formular hipóteses e buscar sua comprovação.

Claro que essa nova mentalidade científica enfrentou resistências principalmente da Igreja, presa às tradições medievais. alguns eventos merecem destaque, como o trabalho de Miguel de Servet, médico e teólogo espanhol que descobriu o funcionamento da circulação sanguínea dissecando cadáveres. Mas essa prática foi condenada pelos cristãos e Servet acabou morto na fogueira, na Suíça, pelo governo de Calvino. Nicolau Copérnico, sacerdote católico e astrônomo, desenvolveu uma das mais importantes teorias científicas da sua época, o heliocentrismo (diz que a Terra e os demais planetas se movimentam ao redor do Sol), que se contrapôs à teoria geocêntrica (afirmava que o Sol e os planetas se movimentavam ao redor da Terra). Despertou severas críticas, principalmente de religiosos.

Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica modernas”.

O humanismo, o renascimento e a revolução científica do século XVII mudaram o mundo para sempre, desenvolvendo uma nova mentalidade, crítica, racional e ativa diante da passividade e tradicionalismo remanescentes do medievalismo. A partir desse momento, as transformações no mundo começariam a se acelerar e as estruturas político-sociais a sofrer forte abalo.

 QUESTÕES para você responder no caderno:

1 – O que foi o individualismo?

2 – Qual era o objetivo do movimento Renascimento Científico?

3 – Defina heliocentrismo e geocentrismo.

4 – Cite três importantes cientistas do renascimento e suas respectivas  contribuições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário