Gênero textual infográfico



Em nosso cotidiano, diversas são as esferas de produção da linguagem e é justamente por isso que há, também, uma multiplicidade de gêneros textuais. Você lembra o que é um gênero textual? Sempre que fazemos uso de nossa língua, seja na forma escrita, seja na forma oral, estamos produzindo enunciados. Essas enunciações são produzidas de acordo com condições, finalidades, temas e estilos. O enunciado, portanto, é uma unidade fundamental da língua e está sempre inscrito nas relações sociais. Esses aspectos em conjunto concretizam-se em forma de gêneros textuais.

Assim como sabemos que são inúmeras as esferas de produção de linguagem, podemos confirmar também a multiplicidade de gêneros possíveis. Nos supermercados, por exemplo, encontramos vários: placas, panfletos, letreiros, indicações de ofertas, cupom fiscal etc. Assim, de situação em situação, em todo e qualquer ambiente social, há gêneros em formatos diversos. Fica evidente, portanto, que os gêneros textuais são formados a partir de necessidades e desejos de comunicação dos indivíduos em uma esfera social.

Tendo isso em vista, podemos afirmar que sempre haverá novos gêneros textuais, pois as interações sociais e de comunicação estão em constante transformação. Um exemplo disso são os infográficos.

Em conjunto com a evolução tecnológica, nós, seres sociais, estamos inseridos em uma movimentação extremamente dinâmica, que exige, cada vez mais, maior competência na capacidade de leitura e apresentação de conhecimento crítico em relação aos diversos assuntos que circulam em nosso dia a dia. Essa é uma das razões pelas quais estamos conectados, o tempo todo, a um dispositivo que nos permite acessar informações e nos expressarmos a respeito dos acontecimentos em nossa sociedade.

É a partir desse novo modo de vida que o gênero textual infográfico ganha prestígio. Muito utilizado pela mídia jornalística, é unânime que esse gênero é um recurso eficaz, visto que torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido.

O que é um infográfico?

Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem, ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico atual.

Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação. Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de leitura, reflexão crítica e produção de textos.

Elementos infográficos

Textos

Ícones

Quadros

Fundos

Legendas

Tabelas

Mapas

Ilustrações

Números

Fotografias

Classificação da infografia, segundo a autora Tattiana Teixeira¹

Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc.

Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.

NOTAS:

¹ TEIXEIRA, Tattiana. 2009. O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista ícone do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. V. 11, n. 02, dez., p. 1-17.

As imagens dos infográficos foram retiradas do Portal Brasil.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário