Seminário: passo a passo para fazer um seminário excelente


 


O que é seminário?

O seminário é um gênero textual de trabalho em que é apresentado, de forma oral, um tema. Geralmente, ele é realizado por um grupo de estudantes e esse tipo de trabalho também é muito comum ser feito na faculdade.

Semelhante a um trabalho escrito, ele deve prezar pela boa apresentação e conexão das ideias apresentadas.

Como fazer um seminário?

Para montar um seminário, devemos seguir os passos:

  • Entender melhor sobre o tema, pesquisando bastante sobre o assunto;
  • Definir quais partes deverão ser a introdução, o desenvolvimento e conclusão. Isso porque um seminário deve ter uma narrativa bem definida;
  • Separar cada parte do tema e definir melhor qual pessoa ficará responsável por apresentar cada uma.

Hoje em dia, o seminário é acompanhado de apresentações estilo PowerPoint, onde você pode escolher o fundo do slide, de acordo com o tema, inserir imagens, vídeos, etc.

Quando estiver realizando essa apresentação, é fundamental entender a narrativa que está sendo construída e que será apresentada para o público.

No final, geralmente é aberta uma discussão com o público, que pode fazer perguntas ou adicionar algum comentário.

Qual a estrutura de um seminário?

Para montar um seminário, devemos entender que sua estrutura segue basicamente os passos de um texto escrito, ou seja, ele deve ter início, meio e fim.

1. Introdução do seminário

A introdução de um seminário pode apresentar um tipo de sumário que facilitará para o ouvinte e para quem estiver apresentando também. Em forma de tópicos, o tema pode ser dividido em partes, clarificando melhor tudo o que será abordado, ou seja, quais os pontos sobre o tema serão abordados na apresentação.

Essa forma ajudará a construir melhor a narrativa, ao mesmo tempo que demonstrará a organização do pensamento.

Exemplo de Sumário:

  1. Definição de consumo colaborativo;
  2. Cultura de posse x cultura de acesso;
  3. Sistemas de economia colaborativa;
  4. Papel das mídias sociais;
  5. Impactos da economia colaborativa;
  6. Conclusões.

Claro que existem outras maneiras de começar uma introdução de seminário, por exemplo, inserindo uma definição sobre o tema central da pesquisa.

Exemplo de definição:

Definição de consumo colaborativo

Modelo socioeconômico construído por meio do compartilhamento de recursos humanos e físicos.

2. Desenvolvimento do seminário

Na parte do desenvolvimento do seminário são levantadas algumas questões sobre o tema. Essa, sem dúvida, será a maior parte do trabalho.

Aqui, cada um dos pontos da introdução deverão ser clarificados e explicados por meio de dados, exemplos, etc.

É muito importante que cada parte seja bem estudada e elaborada. Por isso, pesquisar bastante antes sobre o tema é fundamental para o trabalho apresentar maior consistência.

Exemplo:

Cultura de posse x cultura de acesso

O consumo colaborativo pode ser considerado como uma cultura de acesso (onde todos possam usufruir de experiências) em oposição a uma cultura de posse.

Note que, nesse parte, a utilização de imagens e vídeos curtos podem facilitar o entendimento do ouvinte, ilustrando melhor o que está sendo apresentado no seminário.

3. Conclusão do seminário

Todo seminário deve apresentar um fechamento do tema, uma conclusão do que foi estudado. É muito importante conectar todas as ideias relacionadas com o tema e apresentar uma conclusão sobre o que foi dito.

Nesse caso, pode ser uma consideração que se chegou pesquisando sobre o tema pesquisado, ou mesmo colocar uma pergunta final para que seja aberta uma discussão com o público.

Exemplo de conclusão:

A economia colaborativa surge no horizonte de todos nós como uma oportunidade potencial, cujas pessoas envolvidas coordenam os processos de aquisição e distribuição de bens e serviços.

E a bibliografia do trabalho?

Ainda que não faça parte da estrutura do seminário é fundamental apresentar no final do trabalho as fontes que foram consultadas para o desenvolvimento do trabalho. Isso também pode ser feito em um slide final.

Exemplo de bibliografia:

BOTSMAN, Rachel; ROO, Rogers. O que é meu é seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Tradução Rodrigo Sardenberg. São Paulo, Bookman: 2011.

Economia Compartilhada: oportunidades para os pequenos negócios. / Cuiabá, MT: Sebrae, 2017.

Não deixe de citar as obras no modelo das regras da ABNT, o que demonstra o cuidado que o apresentador (ou grupo) teve.

Como apresentar um seminário?

Confira abaixo algumas dicas para apresentar um ótimo seminário.

1. Treinar a apresentação

É muito importante treinar em casa a apresentação para entender melhor se algo deve ser melhorado. Para isso, a apresentação pode ser feita para familiares e amigos.

Isso também ajudará a perceber o tempo que será necessário para a apresentação, uma vez que esse tipo de trabalho tem um limite tempo.

2. Fazer um resumo guia

Fazer um resumo é uma dica importante para não se esquecer de nada na hora de apresentar. Pode ser feito a mão mesmo, em forma de resumo ou em forma de tópicos.

3. Preparar para falar em público

Para aqueles que possuem mais dificuldades de falar em público, deve-se treinar diversas vezes a apresentação. Isso o deixará mais confiante na hora de falar.

Algumas dicas essenciais são:

  • sempre olhar para o público quando se estiver falando;
  • apresentar o trabalho numa linguagem formal, que ao mesmo tempo seja clara e objetiva.

A melhor forma de fazer uma boa apresentação é estudar bastante e ter certeza do que está falando.

Por: Daniela Diana do Site: Toda Matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário