Campo Formoso e de Arraial à Cidade



Foi no dia 28 de julho de 1880, que Campo Formoso, de acordo com a Lei Provincial nº 2.051, conseguiu a tão sonhada denominação de Vila de Campo Formoso, autorizada ainda durante o Império português, e isso após muitos anos de espera. A população acompanhou e viu desde o passado distante, o Arrayal da Missão do Bom Jesus da Glória na Vila Velha, hoje cidade de Jacobina na Bahia, se tornar Vila de Santo Antônio da Jacobina, no ano de 1724, e depois o Arrayal do Julgado do Senhor do Bonfim da Tapera, se tornar Vila Nova da Rainha, no ano de 1799. Então imagine a alegria, por ser a freguesia que deu origem a estes lugares, se tornar também uma vila, para poder resolver suas questões diversas, em que não necessitasse mais depender de outras vilas. De forma que neste dia 28 de julho de 2017, portanto amanhã, se comemora a instalação da vila. Emancipar significa tornar algo livre, remover a paternidade ou tutela.

No dia 30 de novembro de 1938, uma outra comemoração, a vila passou a ser cidade de Campo Formoso, durante a "Era Vargas," de acordo com o Decreto nº 11.089.

A família Guimarães governou a Freguesia Velha de Santo Antonio da Jacobina por mais de um século. A espada da família com o brasão português, da época do Império de D. João VI, tempo Colonial do Brasil, ainda resiste com o tempo. Esta espada transmitia a idéia de Morgado, que era um vínculo dado a certos bens, que deveriam ser transmitidos ao primogênito, sem que este pudesse vender. Significa que ele apega-se à algo, se beneficiando por Morgado, sendo um "Senhor do Morgado." Aqui no Brasil, em 06 de outubro de 1835, o morgado já havia sido extinto por lei. Um dos exemplos de morgado mais conhecido é o do regime da Casa da Torre, do Capitão-mór português Garcia de Ávila, em que não houve mais sucessão, por não mais ter existido vínculos. Esta espada dos Guimarães, sempre foi passada de pai para filho no seio da família. A última vez que ela foi usada, foi pelo o último Capitão da Vila de Campo Formoso, o Capitão Antonio Vieira Guimarães, que foi sepultado no ano de 1919, no interior da Capela, onde hoje fica as ruínas da Gameleira, na sede. Esta espada pertencia ao bisavô dele, o Capitão-mór José Ferreira Guimarães, que foi patenteado por Dom João VI, Rei de Portugal. Foto desta espada: Vá até o menú do site pambufreguesia - Realeza/Nobreza.

A partir do ano de 1889 – Marechal Deodoro da Fonseca, cria o cargo de Intendente. Como resultado da Proclamação da República Brasileira em 1889, as Câmaras Municipais, são dissolvidas e seus poderes alterados. Os presidentes dos estados, são habilitados a nomear os membros do Conselho de Intendência.


Primeiro Intendente

O Intendente José Lopes de Carvalho e Silva, nasceu no ano de 1856, no sítio Santo Antonio, onde hoje é o povoado de Brejo Grande, na Freguesia Velha de Santo Antonio, na época, termo da Vila de Senhor do Bonfim. Era filho de José Mathias de Carvalho, um senhor, que nasceu no ano de 1811, e faleceu viúvo, no dia 24 de fevereiro de 1892, aos 80 anos de idade, e de D. Mariana Custódia de Jesus, que nasceu no ano de 1813, e veio a falecer aos 74 anos, no dia 18 de junho de 1887.

O maior governador da Vila de Campo Formoso

Intendente José Joaquim da Silva Meirelles, primeiro intendente eleito no Governo Republicano, filho de Joaquim José da Silva, que também era pai de Antonio Joaquim da Silva, pai do Intendente Raymundo Joaquim da Silva. Meirelles nasceu no ano de 1835, e era casado com D. Cândida Rosa de Santana. Ele faleceu no dia 06 de agosto de 1923, e governou a vila por 16 anos.


O primeiro prefeito após a elevação à categoria de Cidade no ano de 1939

Dr. Ulysses Gonçalves da Silva, o prefeito que mais governou esta cidade, sendo quatro mandatos. Ele era neto do êx Governador da Bahia, Dr. José Gonçalves da Silva, o filho do Comendador José Gonçalves da Silva. Inicialmente, seu governo teve dois mandatos seguidos, no período de 27 de setembro de 1938 ao ano de 1946.

Por: Gilberto Carvalho Freitas


Confira também

Símbolos Oficiais de Campo Formoso

Hino de Campo Formoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário